Após 07 anos, UPA será inaugurada



   Depois de Sete anos e vários episódios usados para justificar a não abertura da UPA de Nova Esperança, finalmente ela será inaugurada (ou não). A medida só aconteceu após o Ministério Público tomar frente à situação. Para isso, um acordo judicial foi firmado quarta-feira (29) entre o Ministério Público e a Prefeitura de Parnamirim.

   Na ocasião, o procurador Fábio Daniel de Souza Pinheiro e o secretário de Saúde do Município Henrique Eduardo Costa se comprometeram a colocar a UPA em funcionamento até o dia 30 de outubro de 2015.

   O Município informou que a abertura da Unidade de Nova Esperança, na qual ocorrerão os atendimentos de urgência e emergência em pediatria, depende apenas do remanejamento de recursos humanos para a unidade – e também da nomeação de aprovados em concursos público.

Ação Civil Pública

  A audiência judicial faz parte dos autos da Ação Civil Pública nº 0101222-10.2014.8.20.0124, ajuizada pelo Ministério Público Estadual com o intuito de que a Justiça obrigasse o Município de Parnamirim a retomar o atendimento de urgência e emergência em pediatria na localidade – com serviço de apoio e diagnóstico.

O Juízo deferiu a antecipação de tutela requerida pelo Parquet e determinou que o Município realizasse, no prazo de 48 horas, a nomeação ou o remanejamento dos médicos pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, para fins de elaboração de escala para atuação no pronto-socorro infantil do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, com vistas a prestar o atendimento de urgência e emergência à população infantil.

   Para o caso de não existirem profissionais concursados em número suficiente para completar o número mínimo de profissionais necessários ao funcionamento do pronto socorro infantil, a decisão judicial determinou que o Município promovesse a realização de concurso público e em 15 dias procedesse a contratação temporária de profissionais – observando o disposto na Lei 8.745 de 09.12.1993, até que os aprovados no concurso público tomassem posse no cargo.

RELEMBRE REPORTAGEM DE 2014

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário