Neurocirurgião potiguar vai à Alemanha ensinar técnica de cirurgia de coluna desenvolvida no Rio Grande do Norte


   Um dos poucos especialistas em cirurgia endoscópica de coluna em atuação no Brasil, o neurocirurgião potiguar Márcio Ramalho foi convidado pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, para ser tutor de um curso na área que acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro no Departamento de Neurocirurgia da instituição alemã.

   Técnica inovadora, a endoscopia de coluna é uma cirurgia por vídeo pela qual são tratados problemas como a hérnia de disco e canal estreito da coluna lombar. O procedimento se caracteriza por ser menos invasivo que métodos tradicionais. Enquanto antes, em técnicas clássicas, era necessário realizar incisões de até 12 cm para abordar uma hérnia de disco, a endoscopia de coluna permite o tratamento com aberturas menores que 1 cm.

   Tal avanço, conta Márcio Ramalho, proporciona maior conforto para os pacientes. “A vantagem do método é um pós-operatório menos doloroso e um menor risco de infecção”, relata o neurocirurgião, que lidera os estudos sobre a técnica no país.

   Na endoscopia de coluna, pela abertura de 1 cm, é inserido um tubo rígido onde é colocado o endoscópio. Com o instrumento, é possível obter uma visão ampliada da área que será operada.

   O potiguar Márcio Ramalho é neurocirurgião formado em Natal, com residência em Brasília (DF). O especialista fez pós-graduação na Aachen Rwth Klinikum e na Berlim Freie Universität, na Alemanha.

Fonte: Agora RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário