Parnamirim lidera inclusão social entre cidades médias



   A cidade Trampolim da Vitória ocupa o 1º lugar no ranking nordestino das cidades com mais de 50 mil habitantes com menor Índice de Vulnerabilidade Social, segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tanto no Rio Grande do Norte como no Nordeste, existem municípios com indicadores um pouco melhor que Parnamirim, mas em comum eles têm menos de 10 mil habitantes. No RN, o ranking é liderado por Timbaúba dos Batistas, seguido de Ipueira.

   O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é composto por 16 indicadores divididos em três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano, e renda e trabalho. A publicação aponta o avanço dos indicadores em todas as dimensões, refletindo a ampliação do acesso, pela população, aos direitos sociais.

   Parnamirim saiu do IVS 0,379 em 2000 para 0,247 em 2010.  Com pouco mais de 50 anos desde que conquistou a emancipação política através da Lei 2.325, de 17 de dezembro de 1958, sancionada pelo governador de então, Dinarte de Medeiros Mariz, Parnamirim vem sendo destaque nos indicadores que medem a qualidade de vida da população.

   O município tem hoje o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio Grande do Norte, ocupa o 5º lugar no Nordeste, perdendo apenas para o arquipélago de Fernando de Noronha, e mais três capitais da região, e o 274º no cenário nacional, num universo de 5.5 mil municípios. É um dos poucos do Nordeste a conquistar os três prêmios instituídos pelo Unicef em reconhecimento às ações de proteção à infância e à adolescência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário